Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Greve dos caminhoneiros não pode afetar o salário dos trabalhadores

Publicado por Yago Paixao
há 6 anos

Já conta oito dias a greve dos caminhoneiros que vem paralisando e afetando todos os âmbitos da economia do país, só que no final quem NÃO deve pagar a conta são os trabalhadores.

Uma grande parcela de clientes vem questionando e informando acerca do desconto pelos dias não trabalhados em razão da greve. Tal posicionamento adotado pelo empresariado se encontra amparado pela legislação ?

A resposta é simples, NÃO.

O direito do trabalho se encontra fundamentado no princípio de que os riscos do empreendimento recaem sobre o empregador, uma vez que este é o detentor dos lucros do negócio.

Esses riscos, tal qual se enquadra a greve vivenciada no país, não podem ser transferidos ao trabalhador, motivo pelo qual, ainda que a empresa entre em recesso ou dispense os funcionários, não poderá descontar os dias não trabalhados.

Sobre outro enfoque, dado o cenário de força maior, o empresário pode se utilizar da regra prevista no artigo 61, parágrafo 3 da CLT para compensar as horas não trabalhadas em até 45 dias, podendo a jornada de trabalho ser prorrogada por até 2 horas, não excedendo o limite de 10 horas diárias.

#saibaseudireito

  • Sobre o autorAdvocacia com enfoque no âmbito empresarial e corporativo.
  • Publicações1
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações134
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/greve-dos-caminhoneiros-nao-pode-afetar-o-salario-dos-trabalhadores/583608063

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)